A garrafa de vinho

Gostamos de tudo que se relaciona ao mundo do vinho. Das uvas aos saca-rolhas. Então, dessa vez, o assunto são as garrafas de vidro, utilizadas como as principais guardiãs da bebida de Baco.

 O vidro e o meio ambiente

O vidro, além de ser um produto 100% natural, é o único material, do mundo, 100% reciclável. Isso significa que 1 kg de cacos de vidro gera, por meio da reciclagem, o mesmo 1 kg de vidro novo, sem perda. Ironicamente, para produzir 1 kg de vidro novo a partir de matérias-primas naturais, como areia, calcário e soda, é necessário 1,2 kg de material. Sem falar que o vidro é infinitamente reciclável.

Além disso, reciclar vidro é mais barato do que produzir vidro de matérias-primas virgens, pois a reciclagem requer um gasto menor de energia. Curiosidade: a energia que economizamos com a reciclagem de uma única garrafa de vidro é suficiente para manter acesa, por aproximadamente quatro horas, uma lâmpada de 100 W.

 O vidro e a garrafa de vinho

As primeiras referências ao vidro, na história, são de milênios antes de Cristo. Porém, a utilização de garrafas de vidro para armazenar vinho só aconteceu a partir do século 17. Mas houve um grande e rápido crescimento do uso de garrafas de vidro para esse fim.

Ainda no século 17, as rolhas passaram a ser utilizadas para o fechamento das garrafas, e logo depois, no século 18, surgiu o saca-rolhas.

Além da elegância, a garrafa de vidro, para o vinho, oferece um outro benefício: por ser um material inerte, ou seja, uma substância que não reage em contato com outra, o vidro não exerce nenhuma interferência no aroma ou no sabor do vinho, zelando pela sua autenticidade. Esse é um dos motivos pelos quais se diferencia o amadurecimento dos vinhos (que acontece nos barris) do envelhecimento (que acontece na garrafa).

Mas o assunto “garrafa” não acaba por aqui, não... Para continuar lendo sobre as garrafas de vidro que abrigam nossos preciosos vinhos, seguem algumas sugestões:

Se quiser saber mais sobre os diferentes formatos de garrafas de vinho, clique aqui. Para conhecer os diferentes tamanhos de garrafas usadas para vinho, clique aqui. Para entender o motivo das garrafas de vinho serem coloridas, clique aqui. E, para ler sobre o tal “buraco” no fundo da garrafa, que costuma causar curiosidade e gerar discussões a respeito de diferentes teorias, clique aqui.

E divirta-se!




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em